Pular para o conteúdo principal

O oposicionismo impresso e a urgência da democratização da mídia

NO FINALZINHO DE 2013, O JORNALISTA EUGENIO BUCCI, EDITORIALISTA DO ESTADÃO, ESCREVEU ARTIGO REJEITANDO A TESE QUE CONSIDERA A ATUAÇÃO DA MÍDIA COMERCIAL BRASILEIRA HOJE, A IMPRENSA EM PARTICULAR, COMO “UM PARTIDO DE OPOSIÇÃO”. O TEXTO DE BUCCI JÁ RECEBEU BRILHANTE CRÍTICA DO JORNALISTA E PROFESSOR GABRIEL PRIOLLI, PUBLICADA NO VIOMUNDO. COMO O TEMA É MUITO VASTO, ALÉM DOS ARGUMENTOS CRISTALINOS LEVANTADOS POR PRIOLLI, OS QUAIS ENDOSSO, CABEM OUTROS OLHARES.

POR BETO ALMEIDA*, NA CARTA MAIOR



Pode-se dizer que há vários pontos de contatos entre os argumentos de Bucci com os da ex-presidente da Associação Nacional dos Jornais, Judith Brito, que, em 2010, contrariando o editorialista do Estadão, analisando, de forma bem direta o desempenho da imprensa, confessou:“obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. E esse papel de oposição, de investigação, sem dúvida nenhuma incomoda sobremaneira o governo [Lula]”.


Ao contrário de Judith, para tentar provar que a imprensa no Brasil não atua como um partido político, Bucci recorre ao caso venezuelano, quando, em 2002, um golpe de estado, organizado nas dependências de uma das maiores redes de tv local, tirou Chávez do poder por 47 horas, sequestrando-o, preparando, inclusive, sua eliminação física, o que apenas não ocorreu face o levante cívico-militar em defesa da democracia. Chávez voltou nos braços do povo e foi reeleito mais duas vezes. Mas, as conclusões de Bucci sobre esta experiência são curiosas. Ele afirma que “se os meios de comunicação tivessem passado a operar como partido unificado, com o intento de sabotar a administração pública, o que nós teríamos no Brasil seria um abalo semelhante ao que se viu na Venezuela em 2002”. A história nos ajuda a lançar argumentos neste interessantíssimo e grave debate, que, certamente, não terá acolhida plural nas páginas do Estadão. Leia artigo completo, por Beto Almeida, diretório da TELESUR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!