Pular para o conteúdo principal

Bolsa Família recebe novo reconhecimento de instituição internacional, agora do BIRD.


Bolsa Família recebe novo reconhecimento de instituição internacional

- Mesmo sofrendo críticas e preconceitos de setores minoritários da oposição e da mídia, o Bolsa Família recebe novo reconhecimento internacional. Desta vez o Programa responsável por atender quase 14 milhões de famílias (cerca de 50 milhões de pessoas) e por ter reduzido em 58% a mortalidade infantil causada pela desnutrição (porcentagem de crianças e adolescentes em condições de extrema pobreza caiu de perto de 10,5% em 2003 para aproximadamente 0,3% em 2013) é reconhecido pelo BIRD - Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento - como importante ferramenta de inclusão social e redução da pobreza.

Além de receber a distinção em Washington, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) Tereza Campello (que viajou esta manhã à capital norte-americana), será a principal painelista na conferência organizada pelo BIRD.

O Banco Mundial, ao qual o Bird é ligado, considera o Bolsa Família um modelo de sucesso no caminho rumo à igualdade social. De acordo com o presidente do Bird, Paul Wolfowitz, o programa "é uma iniciativa interessante que oferece a possibilidade de conseguir melhores resultados na luta contra pobreza com grande impacto”.

Em outubro passado, o Bolsa Família foi contemplado com aquele que é conhecido como prêmio Nobel da seguridade social, o Award for Outstanding Achievement in Social Security, concedido pela Associação Internacional de Seguridade Social. Com sede na Suíça, essa entidade foi fundada em 1927 e é reconhecida por 157 países e 330 organizações não governamentais.

O Bolsa Família, o maior programa mundial de transferência de renda do mundo, já foi copiado por mais de 40 países e reconheidamente como modelo de sucesso no caminho rumo à igualdade social, segundo voz do Banco Mundial.

Setores da mídia e da sociedade brasileira, sobretudo uma parte da elite, criticam o programa, entretanto o mesmo vem colhendo frutos visíveis, como a melhora da educação, da saúde e da redução da pobreza extrema. Ontem, o Bolsa Família ganhou mais uma premiação internacional, desta vez pelo BIRD. Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!