Pular para o conteúdo principal

Academia da Força Aérea forma seus aspirantes a oficial

Pirassununga (SP), 06/12/2013 – A manhã desta sexta-feira teve um significado especial para 167 homens e mulheres brasileiros. Após quatro anos de estudos na Academia da Força Aérea (AFA), os agora ex-cadetes passaram ao posto de aspirantes da Aeronáutica, em formatura realizada em Pirassununga (SP). Deste total, 106 optaram pela Aviação, 40 pela Intendência e 21 pela Infantaria. 

A cerimônia também marcou o intercâmbio do Brasil com nações-amigas, ao ter um aluno da Guatemala entre os formandos – que agora retornará ao seu país como oficial. 



Em mensagem lida no evento, a presidenta da República, Dilma Rousseff, parabenizou a todos pela “vitória pessoal e profissional alcançada” e destacou a importância da Força Aérea Brasileira (FAB) para a soberania e desenvolvimento do país. “Instituições da grandeza da Aeronáutica são decisivas para os avanços já conquistados.” 

A presidenta não deixou de citar a ajuda prestada pela Força no transporte dos profissionais da saúde integrantes do Programa Mais Médicos, do governo federal, e do papel de destaque no traslado de órgãos e tecidos a serem transplantados. “O Brasil conta com vocês na defesa de uma nação livre, democrática e desenvolvida”, finalizou.

A solenidade, que foi presidida pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, teve início com o sobrevoo de 16 aeronaves T-27 (Tucano), usadas no treinamento dos cadetes aviadores no último ano da Academia. 
Logo após, os novos aspirantes da turma “Arcturus” deixaram para trás seus espadins, marcando o fim da fase escolar e o início da carreira. Depois, os melhores classificados de cada área escolhida receberam prêmios e ganharam a espada que os acompanhará por toda a jornada militar. 

Os homenageados foram os aspirantes Wilson de Miranda Barroca Maia, da Aviação; Cinthia Gabriela Tenório Cavalcanti, da Intendência (foto ao lado); e Márvio Ribeiro Ramos, da Infantaria. Eles foram agraciados por Amorim com a distinção de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa, concedida ao melhores colocados nas escolas militares. Em seguida, os familiares entregaram as espadas aos demais formandos. 

Depois do desfile militar dos aspirantes, ao som do Hino dos Aviadores, os alunos jogaram as boinas para o alto e deram encerrada a solenidade. Até hoje, foram formados pela Academia da Força Aérea, 6.520 aviadores, 2.069 intendentes, 427 infantes e 174 jovens de nações-amigas. 

Modernização da Força Aérea 

Em seu discurso, o ministro Celso Amorim disse que os aspirantes têm diante deles uma Força Aérea em permanente modernização, atuante na defesa da pátria. Afirmou, também, que “mesmo um país pacífico e cooperativo como o Brasil não pode esquecer que a defesa envolve dissuasão e a dissuasão envolve uma Força Aérea bem adestrada, em seu componente humano, mas também bem capacitada, em seu componente de equipamentos”. 

“Os nossos Super-Tucanos (...) hoje estão na América do Sul, na América Central, na África, e também em regiões que nós não sonharíamos ter aviões brasileiros um tempo atrás. Tudo isso para nós é motivo de orgulho”.

O comandante da Força, brigadeiro Juniti Saito, lembrou que os ex-cadetes “tornar-se-ão verdadeiros líderes da Aeronáutica” e “definirão os rumos do poder aéreo espacial do futuro”. 

Participaram da formatura, os comandantes da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto; do Exército, general Enzo Martins Peri; e da Academia da Força Aérea, brigadeiro Carlos Eduardo da Costa.

Fotos: Felipe Barra
Assessoria de Comunicação Social 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!