Pular para o conteúdo principal

Programa vai destinar R$ 6,5 milhões para projetos acadêmicos sobre o setor de defesa

Brasília, 09/10/2013 – O Ministério da Defesa vai financiar, ao longo de quatro anos, dez projetos oriundos de universidades e instituições de ensino civil e militar do país. A iniciativa, que conta com a parceria da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, prevê recursos financeiros na ordem R$ 6,5 milhões para os projetos selecionados. Entre as áreas prioritárias estão Sociologia e História das Forças Armadas e Estudos Estratégicos em Defesa Nacional.
A ação faz parte do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa), que visa incentivar a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de recursos humanos qualificados no setor.
Lançado em 2008, o Pró-Defesa constitui ação do Governo Federal destinada a fomentar a cooperação entre instituições civis e militares para implementação de projetos voltados ao ensino. O programa, que está em sua terceira edição, prevê benefícios como bolsas de mestrado, doutorado e sanduíche, além de estágio pós-doutoral de docentes, entre outros.
De acordo com o gerente da Divisão de Cooperação do Ministério da Defesa, coronel Celso Bueno da Fonseca, a expectativa desta edição é "formar, no mínimo, 10 pós-doutores, 20 doutores e 30 mestres até março de 2018”. O Pró-Defesa é considerado pela Capes um dos programas mais exitosos da instituição, servindo, inclusive, de modelo para outros editais.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom) MD

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!