Pular para o conteúdo principal

Coronel R/1 supostamente fala ao Exmo SR Comandante Militar do Sul - Comento as supostas falas.

Comento um artigo publicado originalmente no Alerta Total, transcrito entre aspas " ...  ", com meus comentários acerca das supostas falas de um militar da reserva, costumeiramente chamados de "de pijama" por alguns de meus companheiros. Ainda trago aos meus leitores as supostas falas do Exmo Sr Gen Ex Luna e Silva que dizem que disse: "os generais da reserva estão desatualizados", ou algo próximo a isso, em se tratando de uma questão específica acerca dos feitos da Estratégia Nacional de Defesa, concebida a partir do 1° governo do ex-presidente Lula, e o reaparelhamento e transformação que passa nossa Força Terrestre.

Trago aqui exclusivamente um debate político, respeitando sempre nossa Instituição Exército, a Hierarquia e a Disciplina e a legislação em vigor. Exerço minha liberdade de opinião e os preceitos da livre imprensa e ainda, expresso opiniões de natureza política, sendo eu um militar reformado. Da mesma forma, supostamente, ele também é  um militar inativo, assim, em tese, pode expressar-se livremente.

Segue o texto - entre aspas- e meus comentários e acréscimos grifados em amarelo:

"
Por Paulo Ricardo da Rocha Paiva - Cel R/1.

Em debate, após a palestra do CMT/CMS para "ADESGUIANOS" de SANTA MARIA/RS, no último dia 24 de outubro de 2013, me dirigi ao Exmo Sr General Bolívar nos seguintes termos:

Excelentíssimo SR General Bolívar/meu comandante militar de área

Não vou questioná-lo sobre o assunto de sua esclarecida exposição calcada no Comando Militar do Sul, Afinal de contas, vossa excelência é profissional das armas reconhecidamente competente, tanto pelos seus superiores como pelos seus subordinados e, como tal, só merece o reconhecimento de sua tropa por tudo que tem feito  em prol da operacionalidade de seu grande comando (Inclui-se pois o reconhecimento do trabalho do líder do governo do companheiro Tarso Genro (PT-RS), o companheiro deputado Valdeci Oliveira (PT-RS), que o mesmo general concedeu-lhe o título de Colaborador Emérito do Exército)...


Deputado valdeci Oliveira é agraciado com o Título de Colaborador Emérito do Exército pelo Comandante Militar do Sul.

(Leia: Deputado Valdeci Oliveira, do PT-RS, é agraciado colaborador emérito do Exército pelo Comandante Militar do Sul. Ou seja, o meu deputado colabora com a Força e é reconhecido pela maior autoridade do Comando Militar de Área). 


... Está a me mover agora uma indagação  de caráter mais subjetivo, mais engrazada com o aspecto eminentemente subjetivo do binômio espírito militar/espírito de corpo da  nossa Força Terrestre ("Somos de uma geração de jovens oficiais que nada tem a ver com a Ditadura Militar - capitão Luis Fernando - Carta Capital 2005"). Em sendo assim, solicitaria a vossa excelência fossem levadas as seguintes indagações da RESERVA (Da reserva não, indagações do senhor) ao ALTO COMANDO:

 Como o alto comando do EB ainda encara esta proibição de se comemorar o "31 de março " nos quartéis? Sim, porque circula na INTERNET  que, em novembro, no RJ, está programado um estágio  de "esclarecimento" sobre a "ditadura" militar para estudantes de nível primário e secundário, com informações absolutamente distorcidas sobre a atuação das FFAA naquele dia e na sua luta subsequente contra as guerrilhas urbana e rural que ensanguentaram o País nos anos"60/70" (Quem derrubou um presidente eleito democraticamente pelo povo brasileiro não fomos nós, mas sim um Golpe Militar!)? O alto comando vai aceitar mais esta humilhação?

 Atualmente, reconhecidos "pelegos" de longa data, notórios algozes do EB (O EB é ou não é impessoal? - Ainda, leia: "El comandante del Ejército Boliviano, Antonio Cueto, afirmó el domingo que esa entidad castrense se declara antiimperialista, anticapitalista, socialista, comunitario y aseguró que no se debe permitir que ningún poder...), estão mais do que de determinados a criarem um memorial em honra de comunoterroristas no quartel do 1º BPEB-Batalhão Marechal Zenóbio da Costa (Sim, queremos sim e creio que vamos conseguir). O atrevimento chegou a tanto que um pobre coronel, comandante de unidade, se viu entregue, sem nenhum alento da parte de seus superiores (O prórpio Cmt do CMS supostamente nos demonstra que o senhor faz uma apreciação errada), à sanha de verdadeiros" lobos vermelhos" dentro do seu próprio quartel! (O quartel é do povo, não do comandante dele) A falta de ação de comando teria sido por relapso da 1º ou da 2ª Seção do comando militar de área (Mais uma vez, supostamente o Gen Bolivar lhe responde, nos fazendo interpretar que o senhor não está com 100% da razão)? Sim porque este fato humilhante (humilhante é usar as armas do povo contra o mesmo povo que lhes deu tal honraria.) já tinha antecedente, mas com reação a altura por parte do comando da unidade. Por quais razões este mesmo comandante engoliu a afronta  na segunda oportunidade? Será que vamos aceitar também, a transformação de nossos quartéis em casa de "carpideiras de  CHE Guevara"? (Hasta la vitoria, siempre! Viva Che Guevara! Leia noticia de meu encontro com o Generalíssimo Pombo - General de Exército de Cuba, que combateu na coluna guerrilheira de Che Guevara, a ditadura Fulgêncio Batista.)

 RESUMINDO:

- QUANTO À 1ª SOLICITAÇÃO, o  CMTCMS disse que "a comemoração" nos quartéis não  está proibida. O QUE ME CAUSOU ESPANTO!!!

- QUANTO À 2ª  SOLICITAÇÃO, o CMT/CMS  disse que, em absoluto, todo o apoio tinha sido/foi prestado pelo escalão superior ao comandante do 1º BPEB naquele episódio.

Em vista disso, para poder me defender, pelo menos provar a minha sanidade mental e que "não estava a inventar estórias da carochinha " (e seria fácil já que: só um idiota não sabe da proibição destas palestras-outro dia mesmo o meu irmão foi proibido de fazer uma no comando da 11ª RM (Sob minha interpretação, supostamente chamou o seu próprio irmão desse adjetivo, para não dizer que assim chamou o suposto palestrante)-; a falta de ação de comando do CML (supostamente criticou o Comandante do CML), deixando o pobre coronel "ao  Deus dará", com imagens irretocáveis transmitidas pela TV (Uai! Quer censurar algo em 2013? - Coronel, a Ditadura Militar já acabou faz tempo e se nosso bom D-us nos permitir nunca mais ela voltará - Ditadura e censura nunca mais!), não poderia ser olvidada),  PEDI alto e bom para replicar, mas que desistiria de fazê-lo se esta fosse a NGA dos estágios da  ADESG.  O fato é que, de imediato foi chamado um outro debatedor e eu fiquei sem provar meu "juízo perfeito".

Na saída, calhou do General Bolívar cruzar comigo e eu esperei para ver o que ia acontecer. Encarei o chefe e ele veio e  ME ABRAÇOU COM AFETO. Não sou de tripudiar com quem não é arrogante comigo. Correspondi ao abraço mas sussurrei ao ouvido do CMT/CMS:: -"General, eu nunca vou entregar o ouro..." (Nem eu, o senhor defendendo a Ditadura Militar e eu a democracia!)

Em verdade, quem ainda crê numa retomada de atitudes pelos comandantes militares está a "acreditar em Papai Noel" (Coronel: Os comandante militares nunca perderão a atitude!). Quem duvidar disto deve ler o relato do General Marco Felício sobre o ocorrido por ocasião da última palestra proferida pelo Coronel Licínio no Circulo Militar/BH. (O que ocorreu foi uma manifestação pacífica e democrática, feita por pessoas que pensam o contrário, acerca da malfadada Ditadura Militar. A palestra aconteceu mesmo com as manifestações ocorridas momentos antes e do lado de fora do Clube - civil, diga-se de passagem)

Tivesse o  então CMT/ CML  tomado uma atitude para defender a "velha guarda" do EB  no CLUBE MILITAR/RJ (O Clube Militar é uma entidade civil de direito privado, inclusive assim descrita por seus sócios. Em tese, o cmt do CML, a meu ver, não cabe poder de polícia para "defender a velha guarda", mas sim tal poder legal caberia, se fosse o caso, à PMERJ), suponho!), em março de 2O12, quem sabe o comandante da guarnição de BH tivesse tido a mesma iniciativa? 

Não vou deixar de lutar. (Nem eu!) Tenho chefes e companheiros da reserva que lutam comigo e são o meu alento (Eu também tenho e nós vamos ganhar!). Devo dizer entretanto: até prova em contrário, não vislumbro mais nenhum horizonte de recuperação do binômio espírito milita/espírito de corpo pelas FFAA. (Pois eu acredito que tais espíritos, dentre outros espíritos presentes no seio de nossas FFAA tais como: de cumprimento de missão, de camaradagem, de iniciativa, de corpo, militar, e outros nunca - repito nunca - sairão de nosso Exército) Quando isto ocorrer, voltarei à disciplina militar prestante (Coronel, uma sugestão: independente de qualquer coisa, mantenha-se sempre submisso à disciplina. Siga a a máxima do "Haja o que hajar, nunca vou te abandonar!"). Até lá só continuam a me mover o respeito, que jamais perdi pela  INSTITUIÇÃO ("Tamujunto e misturado nessa, coronel!"),  e a lealdade à nossa "pobre Pátria mãe gentil". (Para mim nossa pátria é rica e muito rica!)

SELVA! BRASIL ACIMA DE TUDO! PAIVA, INF/AMAN/1969.


Paulo Ricardo da Rocha Paiva é Coronel com curso de Estado-Maior, na reserva.
"



Luís Fernando Ribeiro de Sousa - Capitão reformado - AMAN 1997 


Expresso aqui os meus profundos respeitos ao Coronel Paulo Ricardo da Rocha paiva, militar de carreira e vida ilibada. As considerações aqui por mim expressas são exclusivas ao ponto de vista da diferença ideológica entre o citado militar, de ontem, e o meu ponto de vista, sendo eu pertencente à geração do Exército de hoje.

Concito a todos os meus leitores e leitoras a cumprirem com toda a legislação em vigor, respeitarem sempre a Hierarquia e a Disciplina e juntos lutarmos por um país melhor, dia após dia.

BRASIL ACIMA DE TUDO!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!