Pular para o conteúdo principal

Chile em chamas: insatisfação social transborda via estudantes

Nosso vizinho próximo, Chile, está há várias semanas convulsionado por manifestações de protesto contra o seu governo direitista, presidido pelo bilionário Sebastian Pinerã.
Os protestos contra o governo Piñera se ampliaram na 5ª e 6ª feira desta semana, quando milhares de estudantes saíram em manifestações pelas ruas de Santiago e chegaram a ocupar a TV Chilevision. O dono da TV é exatamente o presidente da República que afastou-se dela pouco antes de tomar posse em 2010.

O que há por trás das manifetações estudantis
O recrudescimento dos protestos nesta 5ª e 6ª feiras, porém, ocorreu porque Piñera proibiu as manifestações públicas, para tanto utilizando-se de um decreto da ditadura Pinochet, ainda vigente: manifestações só podem ocorrer se autorizadas pelo governo.

Mas, os estudantes, segundo declarou à fonte o ex-senador Carlos Ominami são apenas a ponta do iceberg nessa onda de protestos no Chile. Carlos é pai de Marco Enríquez-Ominami, candidato independente que conquistou 20% dos votos nas eleições presidenciais no ano passado.
Segundo Carlos Ominami, há um esgarçamento social no Chile e toda a sociedade está insatisfeita seja com a crise econômica, seja com o governo Piñera, pouco mais de um ano após elegê-lo.

Fonte: Blog do Zé. Foto: Blog Território Coletivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante capacitação ...

E vamos de constante capacitação. Desta vez, Integração Lavoura- Pecuária!